fbpx

4 dicas altamente eficazes para prevenir autuações fiscais na sua empresa!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Cuidar das questões fiscais da empresa é um dos maiores desafios dos empreendedores, principalmente por que qualquer erro despercebido pode causar muitos transtornos para o negócio, entre eles, as autuações fiscais, que podem ocorrer quando na investigação do Fisco alguma irregularidade é encontrada e uma penalidade é aplicada.

É possível adotar medidas para obter vantagem econômica tributária sem ser penalizado por isso, como na elaboração de um planejamento tributário e demais estratégias em conformidade com a legislação vigente, chamadas de elisão fiscal.

Contudo, é muito importante saber diferenciar esse conceito da evasão fiscal, que são técnicas ilegais usadas para suprimir ou diminuir o recolhimento de impostos, o que é considerado crime contra a ordem tributária e, obviamente, pode gerar diversos problemas.

Pensando nisso, abaixo seguem 4 dicas eficazes para ajudá-lo a organizar as questões fiscais e evitar autuações na sua empresa.

  1. Emita os documentos fiscais corretamente

É muito importante ter atenção ao preencher e emitir os documentos fiscais (NF-e, NFS-e, NFC-e, CF-e, CT-e, etc.) para evitar eventuais riscos e a geração de passivos tributários. Antes de qualquer coisa, avalie se os dados estão coerentes, claros e corretos, afinal, o fisco consegue averiguar todas as informações cadastradas pela companhia nos diversos sistemas relacionados às esferas de governo.

Como os dados são agregados e compartilhados, é preciso atenção para não fornecer informações contraditórias e, assim, expor a empresa as autuações.

  1. Tenha uma gestão fiscal eficiente

Por meio de boas práticas de gerenciamento da organização, é possível se desenvolver sem dores de cabeça. Seguir as normas tributárias e aplicar métodos de gestão, evitam preocupações desnecessárias com a Receita Federal, Secretarias da Fazenda estaduais, Prefeituras Municipais e demais órgãos relacionados.

Para isso, você pode contar com o auxílio de softwares próprios para controle fiscal e tributário, auditoria eletrônica e cruzamento de informações integrados aos diversos setores do negócio. Existem empresas específicas disponíveis no mercado, que podem ajudar a garantir a qualidade desse processo.

  1. Faça auditorias internas com frequência

As auditorias preventivas devem ser feitas com frequência, já que têm a finalidade de analisar o andamento das atividades contábeis, trabalhistas e fiscais, garantindo que o serviço esteja sendo realizado corretamente ou identificar possíveis problemas que possam ser causas de autuações e prejudicar a empresa.

  1. Mantenha a equipe atualizada

A legislação tributária muda com frequência, por isso, é necessário buscar novos conhecimentos, estar por dentro de todas as alterações e manter a equipe bem treinada. Isso vai evitar que falhas ocorram por falta de instrução, garantindo que as obrigações sejam todas cumpridas dentro do exigido pelas normas e órgãos fiscalizadores.

Conte com uma assessoria competente

O contador é o profissional indicado para orientar a respeito das práticas de gestão fiscal adequadas. Para que o trabalho tenha um resultado positivo, é preciso levar em consideração suas orientações, já que ele possui o conhecimento e as condições técnicas para manter uma empresa regular perante o fisco, bem como ajudar na execução das tarefas realizadas pelos colaboradores no dia a dia da empresa.

Autuações fiscais podem afetar um negócio de diversas maneiras, por exemplo, no seu crescimento ou até mesmo na suspensão ou encerramento de suas atividades. Por este motivo, a Econt possui uma equipe altamente capacitada e qualificada para te ajudar a prevenir possíveis autuações fiscais na sua empresa. Afinal, essas são estratégicas eficientes que vão impedir prejuízos, transtornos e garantir a regularidade da empresa.

Ivan de Souza

Ivan de Souza

Comente!

Sign up for our Newsletter

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit