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Entenda o que é Valuation: como e o que avaliar em uma empresa

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Muitas dúvidas surgem no momento que empresários decidem colocar suas empresas a venda (ao mercado). A decisão realmente deve ser tomada com cautela, pois, uma vez que se inicia esse processo e resulte ele em venda ou não, o empresário deve estar consciente de que várias etapas ocorrerão até que o fato se concretize.

É lógico que o empresário pode interromper a negociação, porém, para o mercado como um todo, seja ele entre devedores ou credores, ou mesmo entre os colaboradores, uma possível “insegurança” passará a acompanhar a empresa.

O equilíbrio entre o comprador e o vendedor

Para se vender uma empresa, o primeiro passo é sem dúvida identificar profissionais qualificados para a realização do Valuation. Com essa ferramenta concretizada o empresário vendedor terá o valor (parâmetro) para iniciar o processo de negociação e um trabalho semelhante poderá ser realizado pelo comprador. Obviamente que, a medida que os interesses no processo avancem, as informações terão de ser disponibilizadas.

Diante das informações por ambas as partes, cada qual com seus interesses deverão ceder ou valorizar determinados pontos, principalmente os intangíveis, para se chegar ao denominador comum.

Valor referência – Patrimônio Líquido ou o Futuro?

A complexidade para se estruturar um Valuation, vai muito além de se basear nos dados do PL (Patrimônio Líquido) da empresa, pois o PL relata opatrimônio que a empresa é detentora. Entretanto, o intangível (marcas, fundo de comercio, entre outros) não está registrado nesse grupo de contas contábeis.

Esses intangíveis serão responsáveis pelo valor baseado em projeções consistentes de possíveis resultados que poderão ser acompanhados no decorrer das negociações expondo o grau de assertividade do planejamento, que com certeza poderão caracterizar o verdadeiro valor da empresa em resultados que estarão por vir, é obvio que enriquecidos por um plano de negócios de curto e médio prazo.

O prazo de concretização

Esse processo, desde o desenvolvimento do Valuation a identificação de possíveis compradores e a concretização do valor da empresa aceito pelas partes envolvidas, é extenso, por isso estar assessorado por empresas e consultores para acompanhar é fundamental. Visto que dossiês documentais deverão ser montados e utilizados para serem discutidos e muitas vezes conceitos técnicos deverão fazer parte desse processo.

Empresa de consultoria e a confidencialidade

Quando o empresário opta por conduzir esse processo de forma isolada pode estar cometendo um grande erro, pois é de extrema importância que profissionais do segmento de negócios estejam em conjunto, discutindo assuntos de seus interesses, para mitigar erros no processo.

A confidencialidade desse processo, desde a elaboração do Valuation deve ser firmada (Termo de Confidencialidade) entre todas as partes envolvidas, visando proteger a empresa de especulações que, caso informações sejam divulgadas ao mercado, possam causar danos de forma concreta.

Ivan de Souza

Ivan de Souza

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