fbpx

Qual será a nota da sua empresa dada pela Receita Federal?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

A Receita Federal começará a premiar empresas que são boas pagadoras de impostos. O objetivo é fazer uma classificação igual ao aplicada no colégio, com notas que vão variar entre A e C, onde quem tem a nota máxima (empresas que entregam suas declarações em dia e tem situação de cadastro regularizada), terão tratamento diferenciado. Poderão usufruir também de vantagens como prioridade no recebimento de restituições e créditos tributários.

Entenda melhor:

Nota A

Caso você ganhe a nota A, poderá contar com benefício da Receita Federal como a prioridade no recebimento de restituições e créditos tributários.

Também poderá contar com vantagens como preferência no atendimento de demandas, inclusive no atendimento presencial, além de poder contar com o aviso por parte da Receita Federal quando for identificado algum indício de infração, tendo a oportunidade de regularizar a situação o quanto antes para evitar multas.

De fato, o recebimento do aviso ajudará sua empresa a se livrar de receber multas de 75% a 150% do valor devido.  Além disso quem tem nota A vai ganhar um certificado de conformidade tributária, que é uma espécie de diploma que serve para a negociação de empréstimos bancários e entre empresas.

Nota C

Caso sua empresa seja classificada com um C, significa que a Receita está de olho, acompanhando de perto e não contará com benefícios oferecidos à empresas com nota melhor.  Essas empresas poderão ter punições que vão desde a inclusão em regimes especiais de fiscalização até cassação de benefícios fiscais.

Para ser classificada com um C, a empresa provavelmente deixou de cumprir obrigações tributárias sistematicamente ou cometeu algum tipo de fraude ou prestou informações mentirosas a Receita.

Como será feita a avaliação das empresas pela Receita?

A Receita Federal vai recolher informações dos últimos 3 anos, onde o último ano terá um peso maior.  Empresas com mais de 1 ano de vida também serão avaliadas.

Atenção para as datas!

Segundo a Receita Federal, em fevereiro de 2019 mais de 5 milhões de empresas do Simples receberão suas notas.  Já os grandes contribuintes entre março e abril de 2019.

Importante lembrar!

Cerca de 30% a 40% das empresas receberão nota A e aproximadamente 20% receberão nota C.

Se você está com medo de sua empresa ser classificada com um C e gostaria de ter os benefícios da Receita Federal, não perca tempo! Procure hoje mesmo a Econt e saiba como você pode melhorar a nota da sua empresa.

Ivan de Souza

Ivan de Souza

Comente!

Sign up for our Newsletter

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit