Índice
Gestão de Estoques: Garanta o Sucesso na Exportação com Estratégias Inteligentes!
Você tem dificuldades para fazer a gestão de estoque? Leia nosso artigo e acabe com todas suas dúvidas!
A gestão de estoque é uma das tarefas mais importantes dentro de uma empresa de exportação, pois com um controle eficiente e organizado, a lucratividade da empresa aumenta e os custos são reduzidos.
Entretanto, existe uma grande taxa de erros ao realizar essa gestão de estoque, seja pela falta de conhecimento necessário, falta de auxílio especializado, falta de tempo ou até mesmo a falta de habilidade necessária.
Por conta dos erros comuns, decidimos te auxiliar nesse artigo a como reduzi-los, através de alguns métodos necessários para a realização eficiente da gestão de estoque. Confira a seguir!
O que é gestão de estoque para exportadoras?
A gestão de estoque é um agrupamento de várias estratégias e atividades para organizar, gerenciar e controlar, com precisão, todos os produtos para exportação.
Para uma gestão eficaz, é importante incluir:
- Aquisição de matérias-primas;
- Produtos prontos;
- Controle de inventário;
- Distribuição;
- Alternativa para reposição.
O principal objetivo da gestão de estoque é garantir que as empresas de exportação tenham o produto certo, na quantidade certa, no lugar certo, na hora certa.
Portanto, é necessária uma gestão correta, sistemática e eficiente para equilibrar o excesso e a escassez de produtos estocados. Encontrar o meio-termo é o melhor para reduzir os custos por:
- Armazenamento;
- Obsolescências;
- Eficácia dos produtos;
- Inventário insuficiente resulta em insatisfação e perda do cliente;
- Danos;
- Perda de produtos.
As principais tarefas do gerenciamento de estoque são as seguintes:
- Previsão de demanda;
- Planejamento de estoque;
- Definição de valores mínimos e máximos;
- Configuração de armazenamento físico;
- Monitoramento de desempenho;
- Sistema de informação para controle automático;
- Otimização do estoque.
Por meio de uma gestão sistemática e eficiente, a exportadora obtém vários benefícios, como redução de custos e desperdícios, maior satisfação do cliente ao manter a qualidade do produto e maior investimento de capital.
Controle melhor sua exportadora:
10 formas de como fazer a gestão de estoque para sua exportadora:
-
Planejamento e previsão de demanda:
Analise cuidadosamente a demanda esperada em seu mercado-alvo e use técnicas de previsão para estimar a quantidade necessária.
Isso ajuda a evitar faltas e excesso de estoque, minimizando o risco de atrasos e custos desnecessários.
-
Comunicação Eficaz com Fornecedores:
Manter um diálogo permanente com os fornecedores, especialmente os responsáveis pelas matérias-primas e componentes essenciais da produção.
Avalie se eles correspondem aos seus prazos de entrega para garantir que você receba os produtos de que precisa no prazo.
-
Estoque de segurança:
Manter o estoque de segurança para lidar com contingências como atrasos na entrega, problemas alfandegários e mudanças repentinas na demanda.
Isso garante que, em caso de falha, você ainda terá o produto para atender o pedido do seu cliente.
-
Monitoramento e controle contínuos:
Estabeleça sistemas e processos eficientes para monitorar o estoque, como o uso de tecnologia de rastreamento e gerenciamento de estoque. Fazendo isso, você pode evitar problemas como o uso de tecnologia de rastreamento e gestão de inventário.
Isso permitirá que você identifique rapidamente qualquer problema, como produtos em falta ou em excesso, e consequentemente, tome medidas de correção de forma imediata.
-
Parcerias estratégicas com operadoras:
Trabalhe com operadoras confiáveis para formar parcerias estratégicas.
Busque verificar que sua transportadora tenha experiência internacional, um histórico comprovado de entrega de opções de entrega que atendam às suas necessidades e entrega pontual.
-
Gestão eficiente de documentos e procedimentos alfandegários:
Atrasos nos procedimentos alfandegários podem causar atrasos significativos na entrega de mercadorias de exportação.
Certifique-se de cumprir todos os regulamentos alfandegários e do país de destino. Também organiza com eficiência os documentos de exportação para agilizar o desembaraço aduaneiro.
-
Atendimento ao cliente e feedback:
Manter o contato próximo com seus clientes internacionais e solicitar feedback regularmente.
Isso permite você identificar rapidamente qualquer problema ou reclamação sobre prazos de entrega, ou qualidade do produto e tomar medidas corretivas em tempo hábil.
-
Economia de custos:
O gerenciamento eficiente de estoque minimiza os custos associados ao excesso de estoque e à escassez de produtos.
O estoque de segurança adequado evita a perda de vendas devido à escassez de produtos e elimina o excesso de estoque para reduzir os custos de estoque e obsolescência.
-
Maior agilidade e flexibilidade:
Antecipe a demanda e gerencie o estoque com eficiência para que você possa responder rapidamente às mudanças nas condições do mercado e nas necessidades dos clientes.
Isso nos permite ser mais ágeis e flexíveis na adaptação às demandas do mercado internacional, permitindo aproveitar oportunidades e minimizar impactos negativos.
-
Otimizando o fluxo de caixa:
Gerenciar eficientemente o estoque ajuda a equilibrar o fluxo de caixa de uma empresa. Você pode evitar entregas atrasadas que podem levar a pagamentos atrasados e multas contratuais.
Evitar excesso de estoque também libera capital para outros investimentos e necessidades operacionais.
Quer realizar a gestão de estoque da sua exportadora de forma eficiente?
Se você possui dificuldades ao realizar a gestão de estoque da sua exportadora, deixe que nós, da Econt Gestão em Contabilidade, cuidemos disso!
Com nossos serviços de assessoria contábil e fiscal, nossos clientes podem ter a tranquilidade de que tudo estará sendo cuidado pela equipe especializada e experiente que temos.
Quer começar a gerir seu estoque com eficiência? Entre em contato conosco!