13 formas para reduzir custos na sua importadora!

Confira 13 Dicas Preciosas Para Reduzir Custos Em Sua Importadora! - E-Cont Gestão em Contabilidade

Compartilhe nas redes!

Atualizado em junho de 2023

Descubra as 13 estratégias infalíveis para reduzir os custos em suas importações!

Você sofre para reduzir custos da sua importadora? Leia este artigo e reduza!

Reduzir custos, para empresas de importação é uma tarefa extremamente complicada, pois envolve diversas etapas, como a análise das áreas, dos fornecedores e dos produtos. 

Diante disso, escrevemos esse artigo para te ajudar a entender e conseguir reduzir seus custos e aumentar os lucros. Então confira nosso artigo!

Como fazer para reduzir custos em importações?

01. Pesquisa de fornecedores: 

Faça uma pesquisa e uma análise aprofundada, a fim de encontrar fornecedores de qualidade, confiáveis e que ofereçam preços competitivos.

Também é essencial negociar com mais de um fornecedor, para que você tenha opções e possa escolher os melhores produtos, preços e também excelentes condições de pagamento

02. Consolide suas remessas: 

Combinar várias remessas em um único carregamento, ajuda a reduzir os custos do transporte. Então busque sempre se comunicar com sua transportadora sobre a possibilidade de combinar várias remessas. 

03. Faça um planejamento antecipado

Programar todas suas importações um tempo antes, auxilia a encontrar as melhores ofertas de frete e evita pagar fretes caros por serem importações de última hora.

04. Utilização de incoterms adequados: 

Os termos internacionais de comércio, os famosos Incoterms, são os que estabelecem as responsabilidades e custos entre o comprador e o vendedor.

Escolha os Incoterms corretos, pois podem ajudar a diminuir os custos nas despesas de importação.

05. Avalie as tarifas e impostos: 

Saiba quais tarifas e impostos se aplicam nas mercadorias, pois dependendo dos acordos comerciais entre países, pode haver redução de tarifas ou isenção de impostos.

06. Controle de despesas: 

Ao importar, é extremamente importante ter noção que haja despesas extras como aduaneiro, taxas portuárias, seguro de transporte e custos de desembaraço.

07. Negociação de frete: 

Manter a boa relação entre você e as transportadoras, favorece você a ter uma melhor resposta com a negociação de taxas de frete e procure analisar de diferentes preços entre transportadoras concorrentes.

Também busque considerar diferentes opções de transporte, como transporte marítimo, aéreo e terrestre.

08. Monitore as mudanças de câmbio: 

Fique atento com a mudança das moedas estrangeiras para aproveitar os momentos favoráveis para realizar os pagamentos com elas. 

09. Reveja constantemente seus custos:

Manter uma análise regular de seus custos de importação, te faz identificar as áreas que são possíveis realizar uma redução de custos.

10. Gerir rigorosamente o estoque: 

Manter o controle rigoroso do estoque é essencial para evitar os excessos desnecessários, desperdícios e danos aos produtos. Isso irá ajudar a reduzir os custos de armazenamento

11. Utilize a tecnologia: 

Sistemas de gerenciamento de transporte e gerenciamento de armazém, ajudam você a otimizar as atividades de logística. 

Elas além de ajudar a aumentar a otimização operacional, também auxiliam a reduzir erros e aprimorar seu planejamento. 

12. Estudar as rotas:

Busque avaliar constantemente as rotas em que o transporte dos seus produtos irá percorrer, a fim de evitar congestionamentos e diminuir as distâncias percorridas.

13. Invista na sua equipa:

Investir na capacitação da sua equipe, faz total diferença, pois eles irão se tornar mais eficientes, resolverão situações complicadas, erraram menos e terão resoluções inovadoras.  

Entenda mais em:

Como a contabilidade auxilia as empresas de importação a reduzir custos?

Análise de aprofundada de custos:

A contabilidade irá fazer uma análise detalhada dos custos. Então ela irá registrar todos os custos envolvidos, como o valor da mercadoria, as tarifas e impostos, seguros, o preço do transporte, e com isso irá auxiliar a qual área você deveria diminuir os custos.

Planejamento da variação de custos:

Com as análises feitas pela contabilidade, eles poderão identificar os aumentos de custos e quando eles provavelmente acontecerão, assim será possível prevenir custos que não teriam necessidade.   

Análise de fornecedores:

Eles irão avaliar o desempenho dos seus fornecedores a fundo, então analisaram o desempenho exercido por eles diante dos termos estabelecidos no contrato. Assim a contabilidade irá te auxiliar a continuar ou mudar de fornecedor.

Orçamento e controle e custos: 

Com a contabilidade haverá um desenvolvimento de orçamento para as importações. Com esse desenvolvimento, será possível evitar desvios e tomar ações corretivas quando necessário.

Como reduzir esses custos de maneira simples?

Nós da Econt Gestão em Contabilidade, nos empenhamos o máximo possível para sua empresa possuir o dobro de lucro e manter sua saúde financeira estável. 

Temos por característica a busca incessante por excelência na prestação dos serviços. Por isso invista constantemente em capacitação e especialização do seu grupo. 

Prestamos serviços de Contabilidade para empresas e profissionais liberais, assessoria nas áreas Contábil, tributária, fiscal, previdenciária e societária. Nosso escritório auxilia na gestão das organizações, participando ativamente nas tomadas de decisões por meio de relatórios contábeis precisos e diretamente ligados à particularidade de cada cliente. 

Quero reduzir os custos da minha importadora!

4/5 - (4 votes)

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Desvendando Os Segredos Do Cálculo De Impostos Para Importadoras. Guia Prático E Essencial Para Sua Empresa! - E-Cont Gestão em Contabilidade

Como fazer o cálculo de impostos para importadoras?

Domine o cálculo de impostos para importadoras com nosso guia completo! Desvende a complexidade dos tributos em importações e garanta conformidade e eficiência para sua empresa O cálculo de impostos para importadoras pode ser uma tarefa complexa e desafiadora. Aliás,

Guia Completo. Obrigações Fiscais Para Empresas De Exportação De Produtos Para Empresas De Importação - E-Cont Gestão em Contabilidade

Guia Completo: Obrigações Fiscais para Exportação

Obrigações Fiscais Exportação: Guia Completo para Empresas de Importação Evitarem Problemas Futuros Descubra como evitar complicações fiscais e garantir a conformidade tributária ao importar produtos com nosso guia especializado em obrigações fiscais para empresas de exportação. Exportar produtos é uma

Simplificando O Sped Para Empresas De Importação Guia Prático E Essencial - E-Cont Gestão em Contabilidade

Guia Completo de SPED para Empresas de Importação

SPED para empresas de importação: Guia essencial para otimizar processos e garantir conformidade fiscal Descubra como simplificar o SPED pode transformar a gestão tributária da sua empresa de importação, garantindo conformidade fiscal e reduzindo riscos com soluções personalizadas. Implementar o

Desvendando Os Regimes Aduaneiros Especiais. Guia Completo Para Empresas De Importação (1) - E-Cont Gestão em Contabilidade

Regimes Aduaneiros Especiais: Guia para Importadores

Regimes Aduaneiros Especiais: Guia completo para empresas de importação otimizarem seus processos Descubra como os regimes aduaneiros especiais podem transformar os processos de importação da sua empresa, garantindo eficiência e legalidade com apoio especializado. Empresas de importação frequentemente se deparam

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Os benefícios das sociedades empresariais: como escolher o tipo ideal…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top