Desenquadramento do Simples Nacional: tudo que precisa saber

Entenda Agora Tudo Que Voce Precisa Saber Sobre O Desenquadramento Do Simples Nacional Blog - Quero montar uma empresa

Compartilhe nas redes!

Entenda agora tudo que você precisa saber sobre o desenquadramento do Simples Nacional

O desenquadramento do Simples Nacional pode ser ocasionado por diversos fatores, o empreendedor precisa ficar atento se pretende permanecer no regime. Vamos entender tudo sobre o assunto?

Muitas vezes, uma empresa é impedida de operar no Simples Nacional por irregularidades quanto às exigências do regime de tributação, nesse caso é quando ocorre o desenquadramento do Simples.

Se você ainda tem dúvidas sobre esse assunto, não se preocupe — neste artigo, vamos tratar sobre tudo que você precisa saber a respeito do desenquadramento do regime do Simples Nacional. Portanto, se você deseja saber mais sobre o assunto, continue a leitura deste material até o fim! 

Vamos lá?

O que é o desenquadramento do Simples Nacional?

Antes de falarmos propriamente sobre o desenquadramento do Simples Nacional, vamos entender melhor sobre o regime e suas exigências.

O Simples Nacional é um regime de tributação destinado a micro e pequenas empresas. Como o próprio nome já sugere, é uma forma simplificada de tributação em que o recolhimento dos impostos é feito por meio de uma única guia, o DAS – Documento de Arrecadação do Simples Nacional.

Porém, a fim de que a empresa possa utilizar o regime simplificado, é preciso cumprir algumas exigências determinadas por lei. As principais são:

  • Ter receita bruta anual de até 4,8 milhões de reais;
  • Atividade exercida precisa fazer parte das CNAEs autorizadas para o regime;
  • Pessoas jurídicas não devem fazer parte do quadro societário;
  • Não ter um sócio no exterior;
  • Não possuir dívidas com Receita ou INSS.

Visando garantir que todas as empresas enquadradas no regime estão cumprindo todos os requisitos, a Receita Federal realiza anualmente auditoria em todas as instituições do Simples a fim de determinar se elas se encontram ou não em regularidade com as exigências para fazer parte do regime simplificado.

Caso a Receita encontre irregularidades com o código tributário do regime, a empresa será notificada pelo governo antes de ser, de fato, desenquadrada do Simples Nacional.

O que pode causar o desenquadramento do Simples Nacional?

São diversos os motivos que causam o desenquadramento de uma empresa do Simples Nacional. Entre eles, estão:

  • Exceder o limite de faturamento;
  • Exercer atividade econômica não permitida para o regime;
  • Contar com sócios pessoas jurídicas;
  • Ter débito junto ao INSS ou fazendas públicas;
  • Por outras condições societárias.

O que fazer no caso de desenquadramento do Simples Nacional?

Como dito anteriormente, o governo federal informa a empresa sobre as exigências que foram desobedecidas pela empresa antes de fazer o desenquadramento. Além disso, o governo dá a organização um período para que as correções sejam feitas a fim de evitar o desenquadramento.

Entretanto, se o motivo de exclusão não for modificável, como, por exemplo, exceder o limite de receita, a empresa necessitará avaliar um novo regime para se enquadrar. Nesse caso, as opções são entre o Lucro Real e o Lucro Presumido. 

Por outro lado, se a empresa apresenta endividamentos, será necessário que a empresa faça o pagamento das dívidas para poder continuar operando do Simples.

O que pode ser feito após desenquadramento do Simples Nacional, portanto, irá depender totalmente dos fatores que levaram à exclusão do regime e dos objetivos da empresa. 

Desse modo, contar com apoio para analisar as melhores soluções no caso de desenquadramento do Simples Nacional é o melhor caminho para toda empresa!

Conte com apoio de uma contabilidade eficiente em sua empresa

A contabilidade de uma empresa é essencial para manter as boas práticas tributárias e fiscais em uma empresa. Ter esse apoio especializado ajuda a reduzir a burocracia e evita complicações com o governo.

No caso do desenquadramento do Simples, esse auxílio é essencial para que a empresa possa tomar as melhores decisões quanto às próximas ações. Se sua empresa possui dívidas, a contabilidade é fundamental para analisar as possibilidades de pagamento e parcelamentos de dívidas. 

Porém, o desenquadramento nem sempre é ruim. Nos casos em que a empresa excede o faturamento, é um sinal que o negócio está crescendo, e manter tudo no caminho certo com a escolha correta do novo regime tributário é essencial. O papel da contabilidade é te auxiliar quanto a essa escolha.

A contabilidade é um investimento necessário para a continuidade da sua empresa! Tenha isso sempre em mente e conte com o nosso auxílio!

Fonte: Abrir empresa simples

PARA LIDAR DA MELHOR FORMA COM O DESENQUADRAMENTO DO SIMPLES NACIONAL, CLIQUE AQUI E FALE COM UM ESPECIALISTA!

Classifique nosso post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Simplificando O Sped Para Empresas De Importação Guia Prático E Essencial - E-Cont Gestão em Contabilidade

Guia Completo de SPED para Empresas de Importação

SPED para empresas de importação: Guia essencial para otimizar processos e garantir conformidade fiscal Descubra como simplificar o SPED pode transformar a gestão tributária da sua empresa de importação, garantindo conformidade fiscal e reduzindo riscos com soluções personalizadas. Implementar o

Desvendando Os Regimes Aduaneiros Especiais. Guia Completo Para Empresas De Importação (1) - E-Cont Gestão em Contabilidade

Regimes Aduaneiros Especiais: Guia para Importadores

Regimes Aduaneiros Especiais: Guia completo para empresas de importação otimizarem seus processos Descubra como os regimes aduaneiros especiais podem transformar os processos de importação da sua empresa, garantindo eficiência e legalidade com apoio especializado. Empresas de importação frequentemente se deparam

Por Que Muitas Empresas Falham Antes Mesmo De Começar — E Como Você Pode Evitar Esse Erro (1) - E-Cont Gestão em Contabilidade

Planejamento financeira para empresas: O guia completo

Planejamento financeiro para empresas: a chave para evitar falhas no negócio Descubra como um planejamento financeiro eficaz pode proteger sua empresa das armadilhas comuns que levam ao fracasso prematuro. Você sabia que, por não ter um planejamento financeiro para empresas,

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Como vender mais e aumentar os lucros com a Black…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top