IR 2022: veja dicas de como fazer sua declaração agora mesmo!

Descubra Como Dar Inicia A Sua Declaracao Do Ir 2022 Com Excelencia A Partir De Nossas Dicas Blog - E-Cont Gestão em Contabilidade

Compartilhe nas redes!

3 Dicas de como declarar o IR 2022

Declarar um Imposto de Renda faz parte das obrigações anuais de muitos cidadãos. Veja dicas de como declarar o IR 2022.

Por causa da complexidade do sistema de tributos, diversos empreendedores evitam totalmente a declaração e a deixam por conta de um profissional especializado na área de contabilidade.

Compreendendo um pouco mais sobre o assunto, é capaz, através de dicas considerar melhor a declaração do IR 2022 e o abalo que elas podem ter sobre sua empresa. Acompanhe nosso texto!

1. Saiba o porte da sua empresa – isso facilita saber quais declarações você estará obrigado a transmitir

O Imposto de Renda é um tributo que precisa ser pago pela maioria das pessoas jurídicas.

Sua apuração varia de acordo com o enquadramento tributário do qual ela é optante, bem como as declarações que deverão ser enviadas contendo informações sobre o respectivo.

Nesse contexto, saber qual o seu regime tributário facilita com que você entenda quais declarações deverão ser entregues as quais demandam dados sobre o IR 2022, e contribui para que você adeque seus processos para facilitar a obtenção de informações relacionadas a ele.

2. Conheça as diferentes declarações e adeque suas rotinas a facilitar a obtenção de informações 

Dentre as declarações que são usadas para transmitir o Imposto de Renda de pessoas jurídicas temos:

PGDAS-D

Essa é a sigla para Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional – Declaratório.

Trata-se de um programa que deve ser preenchido mensalmente com os dados do seu faturamento o qual é usado para calcular os tributos que sua empresa deverá recolher mas que também tem caráter de declaração.

Mesmo que sua empresa não possua faturamento no período, deverá preenchê-lo e transmitir, caso contrário você poderá ser penalizado com o pagamento de multas.

DCTF

Também conhecida como Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais, é um demonstrativo que a empresa deverá enviar mensalmente para a Receita Federal, contendo dados relacionados ao débito e pagamento de diferentes tributos, incluindo o IRPJ.

É destinada para empresas que recolhem seus impostos por meio do Lucro Real e Lucro Presumido.

ECF

A Escrituração Contábil Fiscal faz parte do projeto Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) e veio como propósito substituir a Declaração de Imposto de Renda Pessoa Jurídica (DIPJ).

Trata-se de uma declaração que existe o envio de informações detalhadas sobre as  movimentações da empresa, principalmente aquelas diretamente relacionadas ao cálculo do tributo.

Nesse contexto, dentre outras, é direcionada a empreendimentos que recolhem seus tributos por meio do Lucro Real e Presumido.

Trouxemos o exemplo de 3, mas existem outras que também pedem o envio de dados referente ao seu IR 2022, como a DIRF.

Entender sobre elas ajuda a estruturar seus processos de forma a facilitar a obtenção dessas informações necessárias ao correto preenchimento.

3. Conte com suporte especializado

Ter o apoio de especialistas no seu segmento permite mais simplicidade no cumprimento de suas obrigações junto ao Estado.

Isso porque o profissional saberá, com mais facilidade, quais são, de fato, as obrigações que sua empresa deverá atender e tem o preparo para ajudar você nessa tarefa.

Como vimos em nosso texto, a declaração de IR 2022 para pessoas jurídicas varia bastante, saber qual deverá ser enviada pela sua empresa demanda conhecer também o regime tributário utilizado para apurar seus tributos.

Além disso, entender como as diferentes declarações funcionam permite que você possa ajustar sua rotina a tornar mais fácil obter informações que serão utilizadas para preencher esses demonstrativos.

Nesse contexto, contar com apoio especializado contribui para tornar todo esse cenário mais fácil, já que o profissional saberá o que, de fato, é necessário para transmitir suas declarações de IR 2022 da maneira adequada.

E nós temos a expertise necessária para ajudar você nessa tarefa.

Sendo assim, entre em contato conosco, converse com um de nossos especialistas e tenha detalhes sobre os benefícios do nosso suporte.

Fonte: Abrir Empresa Simples

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Classifique nosso post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Descubra O Tipo De Empresa Ideal Para Abrir No Brasil E Alavanque Seus Negócios! - E-Cont Gestão em Contabilidade

Tipos de Empresa no Brasil: Encontre a Ideal

Descubra o tipo ideal de empresa para abrir no Brasil e conquiste o sucesso empresarial que você deseja! Desvende os mistérios e vantagens por trás de cada tipo de empresa no Brasil e tome a decisão certa para o sucesso

Imposto De Renda 2024 Leia Nosso Guia E Descomplique A Sua Declaração - E-Cont Gestão em Contabilidade

Imposto de Renda 2024: O guia definitivo e descomplicado!

O guia definitivo para o imposto de renda 2024 Entenda tudo sobre declaração: prazos, documentação e a isenção do imposto de renda 2024 O prazo para fazer a declaração do imposto de renda 2024 está chegando.  Porém, muitos contribuintes ficam

Saiba Quais São Os Benefícios Fiscais No Brasil Para O Crescimento Da Sua Empresa. - E-Cont Gestão em Contabilidade

Principais Benefícios Fiscais para Empresas no Brasil

Descubra os Benefícios Fiscais no Brasil que Impulsionam o Crescimento da Sua Empresa Desvende o Poder dos Benefícios Fiscais e Transforme o Futuro de Sua Empresa! Os Benefícios fiscais no Brasil são uma ferramenta poderosa que as empresas podem utilizar

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Descubra a diferença entre a declaração do IR para pessoa…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top