Legalização de empresas: confira os riscos de atuar na ilegalidade

Legalização de empresas

Compartilhe nas redes!

Atualizado em abril de 2023

Conheça os riscos de não fazer a legalização de empresas

Não fez a legalização de sua empresa? Sabia que você está correndo riscos que podem arruinar seu negócio? Entenda!

A legalização de empresas pode ser uma tarefa complexa, no entanto, é uma etapa crucial, e que não deve ser deixada para depois.

Infelizmente, muitos empreendedores não dão a devida atenção a esse processo e acabam perdendo grandes oportunidades de crescer seus negócios e operar sem riscos, dentro da lei e oferecendo segurança aos seus clientes e funcionários. 

Se você ainda não está convencido, neste artigo, vamos explorar os riscos de atuar na ilegalidade e por que é tão importante legalizar sua empresa. Acompanhe!

Quais os riscos de não fazer a legalização de uma empresa?

Multas e penalidades

Uma das principais consequências de operar uma empresa na ilegalidade são as multas e penalidades que podem ser impostas pelas autoridades e acabar arruinando as chances de alavancagem de sua empresa. E não é essa a intenção ao empreender, certo?

Dependendo do tipo de negócio, as multas podem ser altas e prejudicar significativamente o orçamento da empresa, comprometendo a sobrevivência da empresa no mercado.

Processos judiciais

Sem a legalização adequada, a empresa pode enfrentar problemas com seus clientes, fornecedores e até mesmo com seus próprios funcionários, o que pode resultar em processos trabalhistas, cíveis e criminais. 

Não é necessário ir muito longe para entender esse fator. Uma empresa ilegal não possui CNPJ ativo, logo, as contratações não são legais, pois não operam sob as normas da CLT.

Um colaborador infeliz pode fazer a denúncia da empresa, já que ela não recolhe os benefícios do funcionário, como FGTS, e ISS. Esses processos podem ser caros, além de manchar a reputação da empresa e prejudicar a confiança dos consumidores, colaboradores e fornecedores.

Falta de credibilidade

Não apenas consumidores, mas também fornecedores estão cada vez mais exigentes e preocupados com a reputação das empresas com as quais fazem negócios, portanto, a falta de legalização pode prejudicar seriamente a credibilidade da empresa, afetando as negociações e vendas. 

Hoje em dia, a emissão de Notas Fiscais é uma exigência mínima para muitas pessoas e fornecedores na hora de fechar os negócios, e uma empresa informal também não consegue emitir o documento fiscal.

Dificuldade em conseguir empréstimos e investimentos

O CNPJ é fundamental para a empresa ter acesso a crédito e investimentos. Sem a regularização, os bancos e investidores não irão conceder empréstimos e aportes de capital, já que a empresa não apresenta garantias suficientes de sua capacidade de cumprir suas obrigações financeiras e operar dentro da lei.

Além disso, a ilegalidade dificulta a participação das organizações em licitações e concorrências públicas.

A legalização de empresas é um processo fundamental para garantir a segurança jurídica, financeira e operacional do negócio. Como fica claro no artigo, operar na ilegalidade pode trazer sérios riscos à empresa, portanto, é essencial reforçar que os empreendedores busquem formas de regularizarem as atividades quanto antes.

A legalização da sua empresa pode ser feita de forma simples com o apoio certo!

Muitas vezes, os gestores não buscam legalizar as suas atividades por acharem que o processo é extremamente complicado, no entanto, esse não é um processo que precisa ser feito sozinho, às escuras.

A contabilidade é uma aliada das organizações desde os primeiros passos, logo, você pode e deve falar com um especialista em contabilidade para saber mais sobre o processo de legalização e quais os ganhos que sua empresa terá com a formalização.

Se você está buscando esse apoio, sinta-se à vontade para falar com os nossos especialistas e tirar todas as suas dúvidas.

Estamos te esperando!

CLIQUE AQUI E TENHA TODO SUPORTE PARA LEGALIZAR SUA EMPRESA!

Fonte: Abrir empresa simples.

Classifique nosso post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Imposto De Importação. Quais São E Como Funcionam (1) - E-Cont Gestão em Contabilidade

Imposto de Importação: Descubra Como Funciona!

Imposto de importação: Quais são e como funcionam? Aprenda tudo sobre imposto de importação e como essas taxas afetam suas operações de comércio exterior. O imposto de importação é um elemento crucial para empresas envolvidas na importação de produtos e

Maneiras Para Reduzir Impostos Na Sua Empresa - E-Cont Gestão em Contabilidade

Economize mais: Maneiras de Reduzir Impostos na Sua Empresa

Maneiras para reduzir impostos na sua empresa Descubra as melhores práticas de contabilidade para reduzir impostos e aumentar a lucratividade da sua empresa! Reduzir impostos é uma prioridade para empresas que buscam otimizar seus recursos financeiros e melhorar sua lucratividade. 

Gestão De Pessoas Empresarial. Alguns Passos Para Organizar (1) - E-Cont Gestão em Contabilidade

Gestão de pessoas empresarial: Organize a sua em 7 passos

Domine a gestão de pessoas empresarial: transforme sua equipe e seu negócio Descubra como otimizar sua gestão de pessoas empresarial em 7 passos essenciais e aumente a produtividade de seus colaboradores No mundo empresarial, uma gestão de pessoas eficaz é

Siscomex. O Que é, Como Funciona E A Importância (1) - E-Cont Gestão em Contabilidade

Siscomex: entenda a sua importância e como funciona

Descubra o SISCOMEX: A Ferramenta Essencial para o Comércio Exterior Brasileiro Entenda como o SISCOMEX facilita as operações de importação e exportação, ampliando oportunidades no mercado global. O Siscomex representa uma ferramenta chave para aqueles envolvidos no comércio internacional do

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Atualizado em abril de 2023. Gestão empresarial: saiba como evitar…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top