Mudanças da nota fiscal: como serão para MEI?

Como A Nova Nota Fiscal Eletronica Mudara Para Meis Blog (1) - Quero montar uma empresa

Compartilhe nas redes!

Conheça quais as mudanças na nota fiscal eletrônica para MEI

Um olhar sobre como a nota fiscal eletrônica será alterada para MEI

A fatura eletrônica de serviços (NFS-e) será gratuita a partir de janeiro de 2023 no portal do Simples Nacional. O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou a Resolução 169 em 27 de julho de 2022, para permitir às Microempresas Individuais (MEIs) a emissão da Nota Fiscal Eletrônica de Serviços (NFS-e). 

A indústria brasileira será beneficiada pelo documento NFS-e, que é gerado e armazenado eletronicamente. Ele reduzirá o custo das atividades governamentais e as tornará mais eficientes, resultando em informações de maior qualidade. Também ajudará a organizar a informação e facilitará os dias dos profissionais. 

O NFS-e poderá ser fornecido gratuitamente no Portal Nacional Simples até dezembro de 2023 e poderá ser prorrogado. As pessoas que ainda estiverem em agosto poderão ter acesso ao documento. Embora obrigatório somente em janeiro de 2023, o novo documento pode vir ao MEIs em agosto. 

Quem precisa emitir nota?

Uma microempresa (ME) deve usar o sistema nacional para emitir uma NFS-e se o serviço prestado não estiver sujeito ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Somente as MEs que prestam serviços não cobertos pelo ICMS são obrigadas a emitir uma NFS-e.

Atualmente, as empresas que recebem serviços são emitidas uma fatura. Esta nova regulamentação não se aplica aos MEs que vendem mercadorias ou a pessoas físicas que podem ou não optar pela emissão de um NFS-e. 

Quais os benefícios da emissão da NFS-e?

O sistema oferece uma série de benefícios: 

  • As obrigações acessórias são simplificadas;
  •  O documento fiscal do serviço MEI é padronizado e tem aceitação nacional; 
  • O NFS-e pode ser aplicado através de dispositivos móveis; 
  • O ISS não é obrigado a emitir outro documento fiscal municipal;
  •  A plataforma pode ser utilizada e adaptada antecipadamente. 

A aplicabilidade e aceitação em todo o país são benefícios chave da NFS-e, que pode ser usada para estabelecer créditos fiscais. Além disso, a NFS-e pode ser emitida sem certificação digital para autenticação e assinatura. 

Qual é o custo?

Um município deve adotar a NFS-e se um empresário a utilizar. Não haverá taxas de infraestrutura se um município adotar o novo sistema. Tudo o que é necessário é que um município configure o sistema usando o Painel Municipal. 

Se o empresário desejar continuar usando os sistemas de faturamento e orientação existentes, ele deve adaptar a infraestrutura do município à do padrão nacional. Após 31 de dezembro de 2023, estas despesas serão custeadas pela Receita Federal e pelo Sebrae. 

O prazo, entretanto, poderá ser prorrogado. A partir de 2024, esquemas de monetização serão utilizados para ajudar a compensar as despesas. O objetivo é tornar o sistema autossuficiente. Se isso não for viável, as partes poderão ratear os custos. A Receita Federal cobrirá 1/3 dos custos, e os municípios com mais de 50.000 habitantes cobrirão 2/3 dos custos (as cidades com menos de 50.000 habitantes serão isentas). 

Conte conosco para emitir suas notas!

Entendeu como as mudanças influenciam para MEIs, quer emitir, porém não quer esquentar a cabeça com toda a burocracia, nós podemos ajudar!

Entre em contato conosco e emita sua nota como MEI.

Fonte: Abrir empresa simples

QUERO AJUDA PARA EMITIR MINHA NOTA FISCAL!

Classifique nosso post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Por Que Muitas Empresas Falham Antes Mesmo De Começar — E Como Você Pode Evitar Esse Erro (1) - E-Cont Gestão em Contabilidade

Planejamento financeira para empresas: O guia completo

Planejamento financeiro para empresas: a chave para evitar falhas no negócio Descubra como um planejamento financeiro eficaz pode proteger sua empresa das armadilhas comuns que levam ao fracasso prematuro. Você sabia que, por não ter um planejamento financeiro para empresas,

Imposto De Importação. Quais São E Como Funcionam (1) - E-Cont Gestão em Contabilidade

Imposto de Importação: Descubra Como Funciona!

Imposto de importação: Quais são e como funcionam? Aprenda tudo sobre imposto de importação e como essas taxas afetam suas operações de comércio exterior. O imposto de importação é um elemento crucial para empresas envolvidas na importação de produtos e

Maneiras Para Reduzir Impostos Na Sua Empresa - E-Cont Gestão em Contabilidade

Economize mais: Maneiras de Reduzir Impostos na Sua Empresa

Maneiras para reduzir impostos na sua empresa Descubra as melhores práticas de contabilidade para reduzir impostos e aumentar a lucratividade da sua empresa! Reduzir impostos é uma prioridade para empresas que buscam otimizar seus recursos financeiros e melhorar sua lucratividade. 

Gestão De Pessoas Empresarial. Alguns Passos Para Organizar (1) - E-Cont Gestão em Contabilidade

Gestão de pessoas empresarial: Organize a sua em 7 passos

Domine a gestão de pessoas empresarial: transforme sua equipe e seu negócio Descubra como otimizar sua gestão de pessoas empresarial em 7 passos essenciais e aumente a produtividade de seus colaboradores No mundo empresarial, uma gestão de pessoas eficaz é

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Dicas importantes para fidelização de clientes em sua empresa Conheça…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top