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Exportação de serviços: as principais dúvidas respondidas
A exportação de serviços é uma ótima oportunidade para as empresas brasileiras. Neste artigo, você vai encontrar as respostas para as principais questões sobre essa atividade.
A exportação de serviços é uma atividade que vem ganhando cada vez mais espaço na economia brasileira.
Segundo dados do Ministério da Economia, o Brasil exportou US$ 18,5 bilhões em serviços em 2020, um aumento de 6,7% em relação a 2019.
Mas, o que é a exportação de serviços e quais são as suas vantagens e desafios?
Neste artigo, vamos responder as principais dúvidas sobre o tema.
Confira!
O que é a exportação de serviços?
A exportação de serviços é a venda de bens intangíveis para o exterior, ou seja, de atividades que não envolvem a transferência física de mercadorias.
Alguns exemplos de serviços exportáveis são: consultoria, engenharia, arquitetura, design, programação, publicidade, educação, saúde, turismo, entretenimento, entre outros.
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Quais são as vantagens da exportação de serviços?
A exportação de serviços pode trazer diversos benefícios para as empresas brasileiras, tais como:
- Aumento da receita e da competitividade: ao exportar serviços, as empresas podem ampliar o seu mercado potencial, diversificar a sua carteira de clientes, aproveitar as oportunidades de negócios em outros países e aumentar a sua lucratividade.
- Incentivos fiscais: as empresas que exportam serviços podem se beneficiar de alguns incentivos fiscais, como a isenção do ISS, a redução do IRPJ e da CSLL, e a possibilidade de utilizar créditos do PIS e da COFINS.
- Inovação e qualificação: ao exportar serviços, as empresas podem se expor a novas demandas, tecnologias, padrões de qualidade e exigências dos clientes internacionais, o que pode estimular a inovação, a melhoria contínua e a qualificação dos seus serviços e profissionais.
Quais são os desafios da exportação de serviços?
A exportação de serviços também apresenta alguns desafios para as empresas brasileiras, tais como:
Barreiras regulatórias
As empresas que exportam serviços podem enfrentar barreiras regulatórias nos países de destino, como a necessidade de obter licenças, certificações, autorizações, registros, entre outros requisitos legais e normativos.
Barreiras culturais e linguísticas
Aquelas companhias que trabalham com a exportação de serviços podem ter dificuldades de comunicação, adaptação e negociação com os clientes internacionais, devido às diferenças culturais, linguísticas, éticas e de costume.
Riscos cambiais e financeiros
Por conta de exportarem serviços, as empresas podem estar sujeitas a riscos cambiais e financeiros, como a variação da taxa de câmbio, a flutuação da demanda, a inadimplência, a concorrência, a tributação, entre outros.
Como exportar serviços?
Para exportar serviços, as empresas brasileiras devem seguir alguns passos, como:
Identificar o seu serviço exportável
É importante que a companhia analise o seu portfólio de serviços e identifique aqueles que têm potencial de exportação, considerando as características, diferenciais, custos, benefícios e as demandas do mercado internacional.
Pesquisar o mercado-alvo
É necessário que as empresas pesquisem o mercado-alvo, ou seja, o país ou região para onde pretendem exportar os seus serviços, levando em conta os aspectos econômicos, políticos, legais e normativos, bem como as oportunidades, ameaças, concorrentes e os parceiros potenciais.
Elaborar um plano de exportação
As empresas devem elaborar um plano de exportação, que é um documento que detalhe as estratégias, objetivos, recursos, prazos e os indicadores de desempenho para a exportação de serviços, bem como os riscos e as medidas de mitigação e contingência.
Promover o seu serviço
As empresas devem promover o seu serviço no mercado internacional, utilizando os canais de comunicação, marketing e vendas adequados, como o site, as redes sociais, as feiras, as missões, os contatos diretos, entre outros meios de divulgação e prospecção.
Realizar o contrato e a prestação do serviço
Elas devem realizar o contrato e a prestação do serviço, seguindo as normas e os procedimentos do país de destino, bem como as especificações, as expectativas e a satisfação do cliente internacional.
Emitir a nota fiscal e a fatura
É necessário efetuar a emissão da nota fiscal e da fatura, que são os documentos que comprovam a exportação de serviços, e que devem conter as informações sobre o serviço prestado, o valor, a moeda, o prazo, a forma e o local de pagamento, entre outros dados relevantes.
Receber o pagamento
Devem receber o pagamento pelo serviço exportado, utilizando os meios de pagamento disponíveis, como o crédito documentário, a remessa direta, a cobrança documentária, entre outros instrumentos financeiros.
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A exportação de serviços é uma atividade que pode trazer muitas vantagens para as empresas brasileiras, mas que também exige planejamento, preparação e cuidado.
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