Exportação de serviços: tudo o que você precisa saber

Saiba Como Exportar Serviços E Aumentar A Sua Receita (1) - E-Cont Gestão em Contabilidade

Compartilhe nas redes!

Exportação de serviços: as principais dúvidas respondidas

A exportação de serviços é uma ótima oportunidade para as empresas brasileiras. Neste artigo, você vai encontrar as respostas para as principais questões sobre essa atividade.

A exportação de serviços é uma atividade que vem ganhando cada vez mais espaço na economia brasileira. 

Segundo dados do Ministério da Economia, o Brasil exportou US$ 18,5 bilhões em serviços em 2020, um aumento de 6,7% em relação a 2019. 

Mas, o que é a exportação de serviços e quais são as suas vantagens e desafios? 

Neste artigo, vamos responder as principais dúvidas sobre o tema.

Confira!

O que é a exportação de serviços?

A exportação de serviços é a venda de bens intangíveis para o exterior, ou seja, de atividades que não envolvem a transferência física de mercadorias. 

Alguns exemplos de serviços exportáveis são: consultoria, engenharia, arquitetura, design, programação, publicidade, educação, saúde, turismo, entretenimento, entre outros.

Veja também:

Quais são as vantagens da exportação de serviços?

A exportação de serviços pode trazer diversos benefícios para as empresas brasileiras, tais como:

  • Aumento da receita e da competitividade: ao exportar serviços, as empresas podem ampliar o seu mercado potencial, diversificar a sua carteira de clientes, aproveitar as oportunidades de negócios em outros países e aumentar a sua lucratividade.
  • Incentivos fiscais: as empresas que exportam serviços podem se beneficiar de alguns incentivos fiscais, como a isenção do ISS, a redução do IRPJ e da CSLL, e a possibilidade de utilizar créditos do PIS e da COFINS.
  • Inovação e qualificação: ao exportar serviços, as empresas podem se expor a novas demandas, tecnologias, padrões de qualidade e exigências dos clientes internacionais, o que pode estimular a inovação, a melhoria contínua e a qualificação dos seus serviços e profissionais.

Quais são os desafios da exportação de serviços?

A exportação de serviços também apresenta alguns desafios para as empresas brasileiras, tais como:

Barreiras regulatórias

As empresas que exportam serviços podem enfrentar barreiras regulatórias nos países de destino, como a necessidade de obter licenças, certificações, autorizações, registros, entre outros requisitos legais e normativos.

Barreiras culturais e linguísticas

Aquelas companhias que trabalham com a exportação de serviços podem ter dificuldades de comunicação, adaptação e negociação com os clientes internacionais, devido às diferenças culturais, linguísticas, éticas e de costume.

Riscos cambiais e financeiros

Por conta de exportarem serviços, as empresas podem estar sujeitas a riscos cambiais e financeiros, como a variação da taxa de câmbio, a flutuação da demanda, a inadimplência, a concorrência, a tributação, entre outros.

Como exportar serviços?

Para exportar serviços, as empresas brasileiras devem seguir alguns passos, como:

Identificar o seu serviço exportável

É importante que a companhia analise o seu portfólio de serviços e identifique aqueles que têm potencial de exportação, considerando as características, diferenciais, custos, benefícios e as demandas do mercado internacional.

Pesquisar o mercado-alvo

É necessário que as empresas pesquisem o mercado-alvo, ou seja, o país ou região para onde pretendem exportar os seus serviços, levando em conta os aspectos econômicos, políticos, legais e normativos, bem como as oportunidades, ameaças, concorrentes e os parceiros potenciais.

Elaborar um plano de exportação

As empresas devem elaborar um plano de exportação, que é um documento que detalhe as estratégias, objetivos, recursos, prazos e os indicadores de desempenho para a exportação de serviços, bem como os riscos e as medidas de mitigação e contingência.

Promover o seu serviço

As empresas devem promover o seu serviço no mercado internacional, utilizando os canais de comunicação, marketing e vendas adequados, como o site, as redes sociais, as feiras, as missões, os contatos diretos, entre outros meios de divulgação e prospecção.

Realizar o contrato e a prestação do serviço

Elas devem realizar o contrato e a prestação do serviço, seguindo as normas e os procedimentos do país de destino, bem como as especificações, as expectativas e a satisfação do cliente internacional.

Emitir a nota fiscal e a fatura

É necessário efetuar a emissão da nota fiscal e da fatura, que são os documentos que comprovam a exportação de serviços, e que devem conter as informações sobre o serviço prestado, o valor, a moeda, o prazo, a forma e o local de pagamento, entre outros dados relevantes.

Receber o pagamento

Devem receber o pagamento pelo serviço exportado, utilizando os meios de pagamento disponíveis, como o crédito documentário, a remessa direta, a cobrança documentária, entre outros instrumentos financeiros.

A E-Cont pode te ajudar!

A exportação de serviços é uma atividade que pode trazer muitas vantagens para as empresas brasileiras, mas que também exige planejamento, preparação e cuidado.

Para te ajudar, a E-CONT CONTABILIDADE oferece um profissional especializado para tirar qualquer dúvida que você tenha no processo.

Ficou curioso? Entre em contato conosco e saiba mais.

FALAR COM UM PROFISSIONAL ESPECIALIZADO!

Classifique nosso post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Empresas Exportadoras Dúvidas Mais Comuns E Como Resolve Las (1) - E-Cont Gestão em Contabilidade

Principais dúvidas de empresas exportadoras!

Empresas exportadoras: Saiba Como Resolver as 4 Maiores Dúvidas de Exportação e Impulsione Seu Negócio! Conheça as estratégias para resolver as principais dúvidas enfrentadas pelas empresas exportadoras e expanda seus negócios globalmente. Empresas exportadoras enfrentam uma série de desafios e

Maximize Seus Lucros Com Os Indicadores Financeiros (3) - E-Cont Gestão em Contabilidade

Indicadores financeiros: O Segredo do Sucesso Empresarial

Indicadores financeiros empresariais: Controle na sua empresa em passos simples Descubra como indicadores financeiros podem transformar a gestão e impulsionar o crescimento da sua empresa. Os indicadores financeiros são ferramentas essenciais para qualquer empresa que deseja ter sucesso e estabilidade

Os Segredos Dos Tipos De Radar De Importação E Como Obtê Los Com Sucesso (2) - E-Cont Gestão em Contabilidade

Tipos de RADAR de Importação: Como Obter

Descubra os segredos para obter e otimizar o RADAR de importação! Entenda os benefícios e desafios do RADAR de importação e aprenda estratégias para otimizar sua utilização. O RADAR de importação é uma ferramenta essencial para qualquer empresa que deseja

Saiba Como Exportar Serviços E Aumentar A Sua Receita (1) - E-Cont Gestão em Contabilidade

Exportação de serviços: tudo o que você precisa saber

Exportação de serviços: as principais dúvidas respondidas A exportação de serviços é uma ótima oportunidade para as empresas brasileiras. Neste artigo, você vai encontrar as respostas para as principais questões sobre essa atividade. A exportação de serviços é uma atividade

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Como fazer a legalização de empresas? Saiba como fazer! Aprenda…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top