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Contrato social: o que é, importância e como fazer

Contrato Social De Empresas O Que é, Como é Feito E A Importância - E-Cont Gestão em Contabilidade

Contrato social de empresas: o que é, como é feito e a importância

Esclareça suas dúvidas sobre o contrato social e evite problemas na sua empresa.

Se você deseja constituir e formalizar uma empresa, precisa do contrato social.

Afinal, esse documento funciona como a certidão de nascimento de um negócio, sendo essencial para obter o CNPJ e garantir a segurança, legalidade e transparência da empresa e das relações entre os sócios.

Mas você sabe como elaborar esse documento corretamente e sem complicações?

No artigo de hoje, vamos esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto. Confira e descomplique esse processo!

O que é o contrato social e qual a sua importância?

O contrato social é um documento que formaliza a constituição de uma sociedade empresária, estabelecendo as regras e as condições para a sua formação, organização e dissolução.

Dessa forma, ele identifica a empresa perante os órgãos públicos e a sociedade em geral, sendo essencial para obter o registro e o alvará de funcionamento da empresa.

Além disso, ele garante uma série de vantagens para as empresas, como:

Vai abrir empresa? Saiba mais:

O que deve conter no contrato social?

Esse documento deve conter informações sobre a empresa, sócios, responsabilidades, capital social, etc. 

Dessa forma, as principais informações que não podem faltar são:

Como fazer o contrato social corretamente?

O contrato social deve ser elaborado conforme o tipo jurídico da empresa, que pode ser:

Cada tipo jurídico possui normas específicas que devem ser observadas na redação do contrato social.

Com isso em mente, vamos aos passos para elaborar esse importante documento.

  1. Escolha o tipo jurídico da empresa, de acordo com as características do negócio e as expectativas dos sócios.
  2. Defina seu objeto social (atividade que será exercida).
  3. Estipule o capital social, ou seja, o valor que os sócios irão investir para iniciar e manter o negócio.
  4. Distribua as quotas de capital entre os sócios.
  5. Nomeie os administradores da empresa, que podem ser os próprios sócios ou terceiros contratados.
  6. Redija o contrato social, seguindo as normas legais e as cláusulas essenciais para cada tipo de sociedade.
  7. Assina o contrato e o registro na Junta Comercial do estado onde a empresa está localizada

Simplifique esse processo com o suporte da E-Cont!

Desde a abertura da sua empresa até um eventual encerramento, todos os processos devem ser realizados corretamente, seguindo as normas e leis vigentes.

Mas sabemos que não se trata de um processo simples. Por isso, ter o suporte de quem é especialista no assunto é essencial para realizar a legalização de empresas, e é isso que nós, da E-Cont, podemos e queremos promover para você!

Afinal, somos especialistas em Assessoria Societária. Logo, vamos auxiliar em todo o processo de elaboração e registro do seu contrato social, bem como na obtenção do CNPJ, das licenças e alvarás necessários.

Além disso, também auxiliamos na escolha do tipo jurídico e do melhor regime tributário.

Então, o que você está esperando para simplificar a legalização da sua empresa?

Entre em contato conosco! Os nossos especialistas estão esperando para oferecer as soluções que você precisa.

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