Encargos trabalhistas: quais os principais?

Conheça Os Principais Encargos Trabalhistas A Serem Cumpridos Pelas Empresas! - E-Cont Gestão em Contabilidade

Compartilhe nas redes!

Encargos trabalhistas: quais os principais?

Evite problemas trabalhistas no dia a dia empresarial. Fique por dentro de todos os encargos trabalhistas que a sua empresa precisa cumprir!

Você sabia que os encargos trabalhistas são despesas relacionadas aos empregados que as empresas precisam cumprir, além dos salários?

Eles envolvem o pagamento de previdência social, impostos, fundo de garantia, férias, décimo terceiro salário, entre outros benefícios.

Neste artigo, iremos explicar o que são e quais os principais encargos que precisam ganhar atenção em seu dia a dia empresarial.

Assim, você poderá evitar problemas trabalhistas junto aos seus colaboradores…

Portanto, continue conosco e fique por dentro de tudo!

Leia também:

O que são os encargos trabalhistas?

São valores a serem recolhidos pelas empresas junto aos órgãos públicos, ou pagos diretamente aos seus colaboradores, devido à relação de trabalho.

Os encargos trabalhistas são calculados sobre a folha de pagamento, variando conforme o regime tributário, tipo de contrato e porte empresarial.

Vale destacar que esses encargos são benefícios pagos diretamente aos funcionários.

Quais os principais encargos trabalhistas a serem pagos pelas empresas?

Existem diferentes despesas relacionadas aos colaboradores que as empresas devem se atentar para evitar problemas futuros.

Abaixo, confira os principais encargos trabalhistas:

INSS

Contribuição previdenciária que garante benefícios, como:

  • Aposentadoria;
  • Pensão por morte;
  • Auxílio-doença;
  • Salário-maternidade;
  • Entre outros. 

Sua alíquota pode variar de 20% a 22,5%, conforme o regime tributário definido pela sua empresa.

FGTS

Fundo que acumula uma parte do salário dos trabalhadores para ser utilizado em casos de demissão sem justa causa, compra de imóvel ou situações emergenciais. 

A alíquota é de 8% sobre o salário bruto mensal.

Férias

Período relativo ao descanso remunerado que os trabalhadores têm direito após um ano de serviço. A empresa deve pagar 1/3 a mais do salário normal durante as férias.

Décimo terceiro salário

Pagamento extra recebido pelos trabalhadores ao final do ano, equivalente a um salário mensal. Metade do valor deve ser pago até novembro e a outra metade até dezembro.

Vale-Transporte

Benefício fornecido pelas empresas a fim de custear o deslocamento entre residência e local de trabalho. Pode ser descontado até 6% do salário bruto do trabalhador para esse fim.

Vale-Refeição

Benefício que as empresas fornecem aos colaboradores para custear a alimentação durante o horário de trabalho. Nesse caso, é possível descontar até 20% do valor do benefício do salário do trabalhador.

Dessa forma, a fim de cumprir com todos os encargos trabalhistas e evitar maiores problemas judiciais, é essencial ter apoio de profissionais qualificados no setor de gestão pessoal em sua empresa.

Como a gestão pessoal pode ajudar a cumprir os encargos trabalhistas?

Sabemos que a área de recursos humanos é essencial para que as empresas evitem problemas junto aos seus colaboradores.

Mas, afinal, você sabe como a gestão pessoal pode ajudar para que todas as obrigações trabalhistas sejam cumpridas de maneira segura?

Os especialistas podem ajudar no planejamento, organização, execução e controle de todas as questões relacionadas ao RH, desde o recrutamento e seleção até o desenvolvimento dos funcionários.

Além disso, a gestão pessoal pode ajudar a cumprir com os encargos trabalhistas por meio da comunicação clara e transparente com seus funcionários, esclarecendo os direitos e deveres, assim como os benefícios.

Também é possível ter um planejamento financeiro e orçamentário, um controle rigoroso de todos os fatores relacionados às horas trabalhadas, faltas, licenças e férias, evitando falhas ou erros que podem acarretar multas.

Vale destacar que a utilização de sistemas informatizados e integrados à folha de pagamento pode facilitar o cálculo, registro e pagamento dos encargos a serem cumpridos pela sua empresa.

Outro ponto importante da gestão pessoal é em relação aos treinamentos e capacitação dos funcionários com o intuito de aumentar a produtividade, qualidade e satisfação dos funcionários no ambiente de trabalho.

Conte conosco, da E-Cont Contabilidade!

Ter o apoio de especialistas é determinante para evitar que sua empresa não cumpra com algum dos encargos trabalhistas necessários.

Afinal, com conhecimento e expertise, o processo se torna mais fácil, visto que você terá todas as orientações adequadas.

Nós, da E-Cont Contabilidade, somos uma empresa que preza pela excelência na prestação de serviços. 

Por isso, contamos com um time altamente capacitado e especializado para atender às reais necessidades de nossos clientes através dos serviços nas áreas:

  • Pessoal;
  • Contábil;
  • Fiscal;
  • Tributária;
  • Societária.

Além disso, investimos constantemente para realizarmos atendimentos diversificados nos mais variados ramos de atuação, portes e escolhas relacionadas à tributação.

Portanto, conte com nosso apoio e garanta tranquilidade para tomar as melhores decisões na gestão de sua empresa!

Clique aqui para falar com nossos especialistas!

5/5 - (2 votes)

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Empresas Exportadoras Dúvidas Mais Comuns E Como Resolve Las (1) - E-Cont Gestão em Contabilidade

Principais dúvidas de empresas exportadoras!

Empresas exportadoras: Saiba Como Resolver as 4 Maiores Dúvidas de Exportação e Impulsione Seu Negócio! Conheça as estratégias para resolver as principais dúvidas enfrentadas pelas empresas exportadoras e expanda seus negócios globalmente. Empresas exportadoras enfrentam uma série de desafios e

Maximize Seus Lucros Com Os Indicadores Financeiros (3) - E-Cont Gestão em Contabilidade

Indicadores financeiros: O Segredo do Sucesso Empresarial

Indicadores financeiros empresariais: Controle na sua empresa em passos simples Descubra como indicadores financeiros podem transformar a gestão e impulsionar o crescimento da sua empresa. Os indicadores financeiros são ferramentas essenciais para qualquer empresa que deseja ter sucesso e estabilidade

Os Segredos Dos Tipos De Radar De Importação E Como Obtê Los Com Sucesso (2) - E-Cont Gestão em Contabilidade

Tipos de RADAR de Importação: Como Obter

Descubra os segredos para obter e otimizar o RADAR de importação! Entenda os benefícios e desafios do RADAR de importação e aprenda estratégias para otimizar sua utilização. O RADAR de importação é uma ferramenta essencial para qualquer empresa que deseja

Saiba Como Exportar Serviços E Aumentar A Sua Receita (1) - E-Cont Gestão em Contabilidade

Exportação de serviços: tudo o que você precisa saber

Exportação de serviços: as principais dúvidas respondidas A exportação de serviços é uma ótima oportunidade para as empresas brasileiras. Neste artigo, você vai encontrar as respostas para as principais questões sobre essa atividade. A exportação de serviços é uma atividade

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
CNAE importação e exportação: qual é a correta? Saiba tudo…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top