Quais os impactos das atualizações do regime Ex-Tarifário? Entenda!

Entenda O Impacto Das Atualizacoes Do Regime De Ex Tarifario Para As Empresas Brasileiras Em 2022 Blog - Quero montar uma empresa

Compartilhe nas redes!

Conheça os impactos das atualizações do regime Ex-Tarifário

Esclareça suas dúvidas sobre os impactos das atualizações do regime Ex-Tarifário nas empresas brasileiras

As atualizações e mudanças na nossa legislação tributária costumam causar muitas confusões e dúvidas nos empresários brasileiros.

O ano de 2021, por exemplo, foi repleto de mudanças, causando muitas incertezas nas tratativas do regime de Ex-Tarifário. Afinal, esse regime estava previsto para chegar ao fim em dezembro de 2021.

Entretanto, ao fim do prazo estabelecido inicialmente, o regime foi prorrogado automaticamente até 30 de abril de 2022. Além disso, foi autorizado e executado pela Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), um processo simplificado de prorrogação adicional ao prazo da vigência dos Ex-Tarifários, até 31 de dezembro de 2025.

Essas atualizações causaram importantes impactos nas empresas brasileiras. Continue conosco para saber um pouco mais sobre esses impactos!

O que é o regime Ex-Tarifário e qual sua importância para as empresas brasileiras?

O regime Ex-Tarifário é um termo utilizado no comércio exterior para Exceção Tarifária e pode ser entendido como uma prática em que o governo permite a redução temporária da alíquota do Imposto de Importação (II) para determinados itens que possuem produção no Brasil, ou quando essa produção é insuficiente.

Conforme o Ministério da Economia, podemos entender que a sua importância consiste em 3 pontos principais, a saber:

  • Viabilizar o aumento de investimentos em bens de capital (BK) e de informática e telecomunicação (BIT)  que não possuam produção equivalente no Brasil.
  • Possibilitar o aumento da inovação por parte de empresas de diferentes segmentos da economia, com a incorporação de novas tecnologias inexistentes no Brasil, com reflexos na produtividade e competitividade do setor produtivo.
  • Produzir um efeito multiplicador de emprego e renda sobre segmentos diferenciados da economia nacional.

Devido à sua importância, as atualizações do regime de Ex-Tarifário apresentam importantes impactos nas empresas brasileiras. Saiba mais sobre eles a seguir!

Quais são os impactos das atualizações do regime de Ex-Tarifário para as empresas brasileiras?

Com a atualização e revisão das normas que regulam o regime de Ex-Tarifário, os procedimentos e requisitos para se beneficiar desse regime se tornaram mais claros para cada tipo de item.

Isso causou mais tranquilidade e segurança nas empresas brasileiras, principalmente quando falamos nos processos de importação e na utilização do incentivo em seus processos de expansão e/ou de modernização de suas linhas fabris, o que fortalece o sistema de inovação e produção brasileira.

Essas atualizações também apresentaram novas possibilidades para a indústria automotiva, principalmente em relação aos produtos considerados como Bens de Capital (BK), como:

  • Tratores florestais;
  • Pás carregadeiras;
  • Perfuratrizes de rochas etc.

Vale ressaltar que ainda existem outros regimes de Ex-Tarifário que beneficiam o setor industrial brasileiro, como o  Regime de Autopeças Não Produzidas e o Ex-Tarifário para veículos desmontados ou semidesmontados.

Conte com o suporte de uma contabilidade especializada!

São muitos os benefícios do regime Ex-Tarifário para as empresas brasileiras. Por isso, contar com o suporte de especialistas contábeis é fundamental para que você, como gestor, possa aproveitar esses benefícios de forma assertiva, contribuindo para a organização, economia, crescimento e desenvolvimento empresarial.

Desse modo, saiba que os nossos especialistas contábeis podem ajudar você.

Entre em contato conosco para que possamos conversar sobre as suas necessidades e possibilidades, bem como sobre os benefícios de contar com os nossos serviços especializados.

Aguardamos o seu contato!

Fonte: Abrir empresa simples

CLIQUE AQUI PARA CONTAR COM O NOSSO SUPORTE ESPECIALIZADO!

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

Empresarios Ja Podem Renegociar Dividas De Pequenos Valores Com A Receita Blog - Quero montar uma empresa

Renegociar dívidas: como fazer de pequenos valores com a receita?

A renegociação de dívidas de pequenos valores é agora possível para empresários  As pequenas e microempresas podem agora participar da renegociação através do e-CAC  Pessoas físicas e pequenas empresas podem agora tirar proveito de um programa especial de renegociação de

Pronampe Veja Como Sua Empresa Pode Se Beneficiar Blog - E-Cont Gestão em Contabilidade

Conheça os benefícios do Pronampe para a sua empresa

Pronampe: o que é, como funciona e quais são seus benefícios Entenda, de uma vez por todas, o que é o Pronampe e como sua empresa pode se beneficiar desse programa Devido à crise econômica causada pelos impactos da pandemia

Como A Nova Nota Fiscal Eletronica Mudara Para Meis Blog (1) - Quero montar uma empresa

Mudanças da nota fiscal: como serão para MEI?

Conheça quais as mudanças na nota fiscal eletrônica para MEI Um olhar sobre como a nota fiscal eletrônica será alterada para MEI A fatura eletrônica de serviços (NFS-e) será gratuita a partir de janeiro de 2023 no portal do Simples

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Descubra agora como migrar do MEI para outra categoria sem…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top